Post Top Ad

quarta-feira, maio 31, 2017

Pão de aveia feito com massa mole - Não precisa sovar! Vem aprender!

Gente hoje eu trago com muito orgulho a receita do meu primeiro pão! Sempre tive receio de fazer massa de pão, pois sempre que procurava por receitas, mesmo que as mais simples, a maioria delas precisava sovar, e pra quem tá começando isso é um terror, pois você pode perder o ponto da massa, ela ficar ressecada, muito dura, enfim... Mas depois de muita pesquisa achei uma receita bem simples e muuuuuuuuito saborosa, que até você que não tem nenhuma habilidade na cozinha vai impressionar todo mundo! Confere aí: 


A receita é bem simples e o preparo mais ainda. Então pega aí papel e caneta e anota bem direitinho porque você vai fazer esse pão ainda hoje!

Ingredientes:
350 ml de leite (usei desnatado, mas pode ser o integral)
2 col de margarina
2 ovos
3 xíc de farinha de trigo sem fermento (pode ser farinha integral também)
2 col de açúcar
1 col de sobremesa de sal
1 sachê de fermento biológico seco
1 xíc de aveia em frocos (opcional)

Preparo:
Aqueça (sem ferver) o leite e margarina no fogão ou microondas até derreter completamente a margarina e reserve. Em uma tigela funda coloque todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal, fermento e a aveia) e misture tudo. Em seguida faça uma covinha no centro e coloque os 2 ovos já batidos e aos poucos vá incorporando o leite com a margarina na massa até ficar com aparência de massa de bolo. 

OBS: Você vai pensar que não tá dando certo, mas não se preocupe, seu pão vai sair! Não precisa de batedeira, pois a massa não fica pesada. 

Depois de misturar tudo, deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos num lugar quentinho, pode ser no forno (apagado) ou no microondas coberta com um pano para que ela cresça. 

Quando passar os 30 minutos de descanso da massa, unte uma forma ou refratário com margarina e farinha. Essa quantidade de ingredientes rendeu duas formas médias de bolo inglês/pão de forma. 

OBS²: Lembre que essa massa é mole, então não vai dar pra modelar, é necessário colocar em formas.

Coloque a massa em formo pré-aquecido por uns 35 minutos, mas isso vai depender do seu forno, ou você pode fazer o teste do palito e ver se a massa já está cozida, ou ainda quando estiver douradinho a seu gosto. Mas lembre que você só deverá abrir o forno depois de pelo menos 30 minutos, ou corre o risco do seu pão murchar, ok?!


Essa é a aparência do pão, lembra muito massa de bolo, mas bem aerado. DICA: Não use papel manteiga como eu fiz em uma das formas, achei que seria mais fácil pra desenformar, mas não foi, a forma apenas untada e enfarinhada solta o pão com mais facilidade.


Depois de 35/40 minutos o pão fica com essa aparência! Gente vocês não tem noção o quanto fica gostoso, bem macio, úmido por dentro e sequinho por fora. E por mais que a massa lembre um pouco massa de bolo, ela não tem gosto nem textura de bolo, tem gosto e consistência de pão mesmo!


Esse pão é perfeito para substituir o pão de forma industrializado que a gente compra no mercado. Sem contar que você pode se gabar e surpreender a visita ao dizer que faz seu próprio pão! Imagina aí a moral?! Hehehehehe

Se você gosta de guardar o pão na geladeira - coisa que eu não faço e nem aconselho, pois resseca o pão mais rápido, mas isso vai de cada um - quando você for comer, pra ele voltar a ficar fresquinho, basta colocar 15 segundos no microondas e pronto!

Espero que vocês gostem e tentem fazer em casa!

Beijos :**

quarta-feira, maio 31, 2017 / by / 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad