Post Top Ad

quarta-feira, julho 15, 2020

O que comer na gestação? 4 dicas do que pode e o que deve ser evitado! Confira

Depois de um tempinho parado (por vários motivos) as postagens estarão de volta pelo menos duas vezes por semana!!!! E para começar o ano com o pé direito, fiz um resumo bem simples e objetivo do que deve ser consumido e o que deve ser evitado durante a gestação, vem conferir!




1. Água e Sucos


É muito importante tomar água, isso fará muito bem para você e seu bebê. Além de te deixar hidratada, fará com que as toxinas sejam eliminadas pela urina, além de diminuir o inchaço provocado pela retenção de líquidos que fica ainda mais acentuada na gravidez.

Pode até parecer bobo, mas muita gente tem dificuldades em beber água ao longo do dia, e eu estou entre essas pessoas. Não sei bem o motivo, mas dificilmente sinto vontade de tomar água, ou tenho sede propriamente dita. Faço um enorme esforço para beber o máximo possível de água ao longo do dia, nem sempre é fácil, nem sempre consigo bater minha meta, mas seguimos tentando :) 

Outra forma de se mantar hidratada é tomar sucos, frutas frescas são mais recomendadas, nada de apelar para suco de caixinha, pois o teor de açúcar desses produtos é altíssimo, o que ao invés de ajudar pode te trazer sérios problemas, já que diabetes gestacional é uma realidade nesse período.

DICA: Se você assim como eu tem dificuldades para tomar água, a dica é saborizá-la acrescentando frutas de sua preferência. Ou intercalar água comum e água de coco ao longo do dia, . Isso pode facilitar sua vida.


2. Ponto de preparo dos alimentos 


É muito importante ficar atenta ao ponto de preparo dos alimentos, principalmente das proteínas, ou seja, as carnes. Independente de ser carne, frango, ovos ou peixes, EVITE comê-los malpassados ou crus, como é o caso do sushi.

Alguns médicos até liberam a gestante para comer comida japonesa, desde que ela tenha certeza da procedência e modo de preparo (adoro sushi, mas cortei da minha alimentação, achei melhor não arriscar). Tomando essas precauções você evita a Toxoplasmose

3. Frutas, Legumes e Fibras


Frutas e legumes são muuuuito bem vindos! Podem ser consumidos nas principais refeições ou entre elas. As frutas são excelentes fontes de água, vitaminas, açúcares e fibras, principalmente as que podem ser consumidas com a casca, como é o caso da maça, uva, pera...

Tente incluir os legumes e verduras na sua dieta, eu sei que nem todo mundo gosta, mas você deve pensar que isso será muito benéfico para seu bebê, fazendo com que ele se desenvolva bem. Lembre que as folhas devem ser bem lavadas e higienizadas antes do consumo.

Muitos alimentos são naturalmente ricos em fibras, mas sempre que possível inclua grãos, aveia e sementes, eles vão te ajudar a manter o intestino funcionando bem, evitando a temida prisão de ventre, tão comum durante a gestação. 

4. Fast Food, Sobremesas e Refrigerantes


Nesse período o mais recomendado é que se evite a ingestão de alimentos processados e industrializados, ou seja, o melhor a ser feito é evitar sanduíches de redes de fast food (como McDonald's, Bob's, Burguer King etc.)

Os doces e sobremesas também devem ser evitados, ou pelo menos ter o seu consumo reduzido, já que pode trazer complicações para a mãe e o bebê, como é o caso da diabetes gestacional. Isso também se aplica aos refrigerantes ou sucos de caixa, EVITE o consumo deles, pois contém muito açúcar na sua fórmula, além de corantes e ingredientes que podem ser prejudiciais.


Nem preciso dizer que bebidas alcoólicas e cigarros são TERMINANTEMENTE PROIBIDAS!!! Pois podem causar a má formação do bebê, além de complicações durante a gestação.

-------------------- ********** --------------------

Antes de tudo você deve estar fazendo o acompanhamento da gestação com seu obstetra, só ele(a) vai poder dizer se você está apta ou não para consumir determinados alimentos, OK?! Mas se estiver tudo bem com você, nada precisa ser retirado da sua dieta, apenas dosado. 


Espero que gostem!
Beijos :**

Me encontre nas redes sociais

quarta-feira, julho 15, 2020 / by / 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Sua opinião é muito importante! Se chegou até aqui, deixe aquele comentário maroto!
♥ Mas lembre, nada de ofensas, vamos manter a classe, ok?!
♥ Se você tem alguma dúvida ou sugestão, fale comigo AQUI