Post Top Ad

sábado, fevereiro 21, 2026

Série Empyrean: Quarta Asa, Chama de Ferro e Tempestade de Ônix de Rebecca Yarros - O que achei

No final de 2025 caí de paraquedas em uma postagem que falava sobre uma série de livros de fantasia que envolviam dragões, poderes, batalhas... bem ao estilo game of thrones e isso de alguma forma me prendeu e decidi dar uma chance e cá estou três livros depois (kkkkkkkkk)


Vamos começar na sequencia da série Empyrean já lançados:

QUARTA ASA

CHAMA DE FERRO

TEMPESTADE DE ÔNIX



O primeiro livro da saga é o Quarta Asa e tenho que confessar que já de cara eu fiquei meio obcecada (kkkkkkkkk) durante os dias em que eu estava lendo ele, em qualquer oportunidade eu ia pesquisar mais sobre a história, resenhas, fan art ou quais atores poderiam interpretar os personagens do livro (eu fiquei nesse nível)!! Quase comprei uma blusa na shopee (meu deus kkkkk)


No primeiro livro, Rebecca Yarros nos apresenta Violet Sorrengail, uma jovem de 20 anos, inteligente, sagaz, que está sendo enviada para a divisão de cavaleiros da escola militar de Basgiath , a contra gosto. 


Na maior parte do primeiro livro, somos levados  a conhecer e enfrentar os desafios que os candidatos precisam se submeter para conseguir passar pelo parapeito e caso consigam, precisam sobreviver ao treinamento e todas a intrigas que cercam o ambiente da escola militar. E é aqui que conhecemos Xaden Riorson, e nem vou dar muito detalhes sobre ele, você vai precisar ler e ficar obcecada igual a mim (kkkkkkkkkk)


O QUE ACHEI: A escrita do primeiro livro é muito boa, a forma como a autora nos apresenta os personagens e suas narrativas. Logo nas primeiras páginas você já se envolve com a história e quando percebe já leu mais da metade do livro. E aqui vai um detalhe, foi a primeira vez que li um livro tão grande e o melhor, mal percebi!

PONTO ALTO: Os dragões são INCRÍVEIS!!!! 


Chama de Ferro é o segundo livro da saga e talvez o mais criticado dos três já lançados. Nele vamos ter uma mudança muito brusca no ritmo da narrativa da história, já que a autora passa a explicar melhor algumas situações, vemos principalmente Violet e Xaden, serem mais expostos e suas histórias contadas com mais detalhes.  Muita coisa que não foi colocada no primeiro livro, em Chama de Ferro foi esclarecida e muitos fatos novos foram apresentados. É uma leitura muito importante para entender a saga.


O QUE ACHEI: Acredito que o que por ter tantos detalhes e muitas histórias paralelas, deixa a impressão de ser um livro muito arrastado, lento em muitos momentos e até com a sensação de que a autora poderia ter contado a mesma história em bem manos páginas (heheheheh) e essa característica faz com que muitos leitores tenham dificuldade de finalizar o livro. Tem muitos relatos, principalmente na comunidade literária do TikTok, que muita gente não conseguiu terminar :(

Nesse livro os dragões são muito presentes e ativos, para mim, continuaram sendo o ponto alto dos livros.



Tempestade de Ônix é o terceiro livro da saga, nele a autora conseguiu dar desfecho em muitas histórias e iniciou outras muito boas e que vão ser exploradas melhor no próximo livro, que ainda será lançado (provavelmente em 2027). 


O QUE ACHEI: Gostei mais de tempestade de ônix do que de chama de ferro. Tem um ritmo de leitura muito melhor que o segundo livro, muitas histórias bem mais interessantes e melhores trabalhadas. Um ponto que não gostei, mas que parece ser uma característica da autora, é que ele também tem um ritmo mais lento e basicamente só depois da metade as coisas realmente relevantes começam a acontecer. Nesse livro, os dragões foram mais discretos, mas muito relevantes para contar várias histórias.


E aí, já leram Quarta Asa?

sábado, fevereiro 21, 2026 / by / 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Sua opinião é muito importante! Se chegou até aqui, deixe aquele comentário maroto!
♥ Mas lembre, nada de ofensas, vamos manter a classe, ok?!
♥ Se você tem alguma dúvida ou sugestão, fale comigo AQUI