Post Top Ad

quarta-feira, setembro 13, 2017

Bolo gelado de Chocolate com Recheio de Amendoim!


Minha geeeeente que bolo é esse?! Foi de longe o MELHOR bolo que já fiz! Embora a massa seja simples o cheio deu um toque tão incrível que eu não podia deixar de compartilhar aqui com vocês essa receita! Anota aí o que você vai precisar:

Massa:
3 ovos
3 col de margarina (derretida)
1 ¹/² xíc de açúcar
2 xíc de farinha de trigo sem fermento
1 xíc de amido de milho
3 col de chocolate em pó (50%)
1cx de creme de leite (200ml) ou a mesma quantidade de leite
1 pitada de sal
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 col de fermento 

Recheio:
1 cx de leite condensado
1 pct de amendoim (usei um pacote de 150g de amendoim japonês, durante a receita vou te contar como tirar a casca, é mais fácil que do que você imagina!)

Calda (Opcional)
1 xíc de água
1 col cheia de açúcar
1 pedaço de canela em pau ou baunilha

Cobertura:
¹/² caixa de leite condensado 
Um pouco de amendoim

----- MASSA -----

Bolo: Na batedeira, em velocidade alta, bata as claras em neve. Diminua a velocidade e em seguida acrescente as gemas peneiradas, depois coloque aos poucos o açúcar, a margarina derretida e fria, coloque o creme de leite (ou o leite) e aos poucos vá colocando a farinha de trigo misturada com o amido e o bicarbonato. 

Você deve bater bem até misturar toda massa, em seguida coloque o chocolate em pó e o sal, bata até incorporar tudo e por último coloque o fermento, aqui basta uma misturada leve (com fuê ou espátula) só pra dissolver o fermento. Leve ao forno pré-aquecido por 40 MIN. Depois de pronto deixe esfriar.

DICA: Quando você fizer bolo de chocolate experimente colocar uma pitada de sal na massa, vai ressaltar muito mais o sabor do chocolate, e essa dica vale também pra brigadeiro. Experimente!

----- CALDA (Para regar a massa) -----

Em uma panela coloque 1 xícara de água, 1 colher de açúcar e um pedaço de canela em pau (ou baunilha). Misture até dissolver o açúcar e espere ferver e em seguida apague o fogo, depois reserve. Inclusive pode colocar na geladeira enquanto você não vai usar.

Essa calda fica bem rala, uma aguinha mesmo (igual na foto abaixo) e é ideal para bolos e tortas. Vocês vão ver a diferença que vai fazer na textura e no sabor dos seus bolos a partir de agora!  



----- RECHEIO e COBERTURA -----

Recheio: Comprei o amendoim japonês (aquele que tem uma casquinha) por ser mais barato (um pacote de 150gr custa R$2 nas Americanas, enquanto o já descascado custa em média R$8 o pacote com 100gr), aí você coloca o pacote numa tigela, pega um punhado e com o cabo de uma faca (ou se você tiver martelo de cozinha, use!) basta dar LEVES batidinhas sobre uma tábua que a casca quebra e o amendoim sai praticamente inteiro.

O sistema é quase como quebrar uma noz que ainda tá na casca. E, NÃO, NÃO DEMORA, descasquei tudo em menos de 10 minutos, enquanto o bolo estava no forno. Se você gostar de pedaços menores, basta colocar em um Mixer ou liquidificador e dar umas "pulsadas". Separei um pouco desse amendoim pra colocar por cima.

Então... depois de descascar tudo, em uma panela coloque o leite condensado, o amendoim e vá mexendo até virar um tipo de brigadeiro mole, basta começar a desgrudar do fundo. Reserve e deixe esfriar um pouco antes de colocar no bolo. Vai ficar como na foto abaixo.


Cobertura: No liquidificador coloquei meia caixa de leite condensado e bati por uns 2 minutos até fazer um creme fino (se você bater mais ele vai ganhar consistência de mousse) e reservei, junto com os amendoins que separei. (OBS: Faça essa cobertura depois que seu bolo já estiver todo montado, fica mais fácil pra você se organizar!)


----- MONTAGEM -----

Para essa receita usei uma forma redonda de 20x10cm e dá pra fazer 3 camadas boas. Em cada camada faça uns buraquinhos com a ponta da faca ou garfo, e vá colocando a calda pra regar até ficar bem molhadinho. Aqui só precisa de um "tiquinho" de atenção pra não encharcar a massa, pois ela pode quebrar, mas molhe bastante, já que esse bolo vai pra geladeira e a calda vai ser absorvida.

Depois de molhar coloque o recheio e espalhe, faca isso com todas as camadas. Depois de todo montado, despeje a cobertura de leite condensado e por cima os amendoins que reservamos. Leve à geladeira antes de servir. PRONTINHO!!!



Esse bolo ficou muito incrível! Já virou o favorito, e já fui intimada a fazer outra vez! Será que vai virar minha receita "marca registrada"? :D

Espero que vocês tentem em casa, 
Beijos :**

Tempo: 1h | Rendimento: 15 fatias médias | Dificuldade: Fácil
quarta-feira, setembro 13, 2017 / by / 2 Comentários

2 comentários:

  1. Ahh me deu água na boca, amo esse bolo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



Sua opinião é muito importante! Se chegou até aqui, deixe aquele comentário maroto!
♥ Mas lembre, nada de ofensas, vamos manter a classe, ok?!
♥ Se você tem alguma dúvida ou sugestão, fale comigo AQUI

Post Top Ad