Post Top Ad

segunda-feira, outubro 15, 2018

Tô grávida, e agora? Saiba o que fazer no 1º trimestre!

É minha gente, a partir de agora não estou mais sozinha escrevendo este blog!! Há algumas semanas dias descobri que estou grávida! SIM! GRÁVIDA! Como está bem no início, ainda estou me acostumando com a ideia de ter alguém crescendo aqui dentro :D 

Então decidi vir aqui e escrever um pouco sobre minha experiência nessas primeiras semanas da  gestação. Toda semana, ou a cada 15 dias - não bem, ainda vou ver de que maneira vai funcionar melhor - volto aqui pra atualizar meu "Diário de Gravidez


 Gravidez: Como descobri


A maioria das mulheres desconfia da gravidez por conta do atraso menstrual, mas no meu caso, eu comecei a me sentir "meio estranha" antes mesmo da menstruação falhar.

Meu ciclo é bem irregular, e por isso até um pouco difícil de ter controle, mas comecei a sentir umas  sensações que não eram comuns no período pré-menstrual, e me senti mal por duas vezes na mesma semana. Na primeira vez passou batido, achei que tivesse ficando doente, porque a sensação era exatamente essa, de que logo logo eu ficaria gripada ou algo do tipo.

Maaaaas veio a segunda vez que me senti mais indisposta, e além disso me senti enjoada, aquela sensação de náusea sabe... aí sim acendeu um alerta na minha cabeça e comecei a cogitar a possibilidade de realmente estar grávida.

Assim como a maioria das tentantes - esse é o nome que se dá a mulher que está tentando engravidar - eu não queria criar expectativas e no fim saber que era apenas TPM. Então, aproveitei um momento em que eu estava sozinha, liguei para uma farmácia e pedi o teste. E advinha... BOOOM!! Na hora que encostei a fita no xixi as duas listas rosas já saltaram quase instantaneamente!


Gravidez: O que fazer depois que você descobre a gestação?


Depois de ter o resultado e contar para o meu marido (que ficou louco de tão feliz), o próximo passo seria fazer o teste de sangue, o chamado Beta HCG, exame que detecta a gravidez. Sobre o exame de sangue para gravidez é importante saber que existem 2 tipos: o Qualitativo, que diz se o Beta HCG está presente no sangue e o Quantitativo, que mostra os níveis desse hormônio, com base nesses níveis você e seu médico, saberão a estimativa de semanas que sua gestação está.

Depois do beta hcg feito, é preciso procurar um obstetra para dar início ao seu pre-natal, vale lembrar que quanto antes você começar melhor pro seu bebê, que vai poder receber todos os cuidados desde o comecinho da gestação.

Gravidez x Enjoo


Posso dizer que tive a sorte de não sofrer com enjoos, apenas lá no comecinho, nos primeiros dias mesmo, enquanto eu ainda sequer sabia que estava grávida, senti náuseas por duas vezes, e foi isso que acendeu o alerta na minha cabeça.

Depois disso, praticamente não tive mais enjoos, eles só aparecem, mesmo que de forma leve, se eu der um intervalo mais longo do que o habitual entre uma refeição e outra, no mais, nada de náuseas :D 

Como evitar enjoos matinais na gravidez? 


No meu caso, assim que levanto já vou logo preparar meu café da manhã. Procuro comer carboidrato (pão, biscoito, cuscuz), proteínas (ovos, queijo, presunto), tomo café com leite (bem fraquinho, porque alguns estudos mostram que excesso de cafeína pode ser prejudicial, mas por eu tomar café desde criança sinto falta e tenho até dor de cabeça caso eu não tome...) e ao longo do dia procuro não demorar muito entre uma refeição e outra. 

Maaaaaaas como cada pessoa responde uma forma, essa tem sido a melhor forma que encontrei para driblar os enjoos. A médica até receitou uma medicamento náuseas e enjoos, mas ainda não senti necessidade de tomar.  


Gravidez x Alimentação


Não mudei muita coisa na minha alimentação até agora, inseri mais frutas e verduras, além de fibras (principalmente aveia). Se antes eu fazia normalmente 4 refeições (café, almoço, lanche e jantar), hoje faço pelo menos 6, incluí o lanche da manhã e a ceia. Mas lembrando que são 6 refeições pequenas, não sou de comer em grandes quantidades.

Gravidez: Primeira ultrassonografia


A primeira ultrassom foi feita com 9 semanas de gestação e foi do tipo transvaginal. E não, não precisa se preocupar, não dói, nem incomoda! Nela você vai ver seu bebê pela primeira vez :)

Esse primeira ultrassonografia é super importante, pois nela você e seu médico saberão, a partir do tamanho que seu bebê tem, de quantas semanas você está e qual a provável data do parto. Depois disso, a próxima vez que você vai ver seu pequeno, vai ser com 13 semanas, quando a ultrassom morfológica será realizada.


----------------- ***************----------------- 

É isso gente, por enquanto é só! Assim que eu tiver mais novidades sobre o baby ou novas dicas, volto aqui :*

Me encontre nas redes sociais
segunda-feira, outubro 15, 2018 / by / 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Sua opinião é muito importante! Se chegou até aqui, deixe aquele comentário maroto!
♥ Mas lembre, nada de ofensas, vamos manter a classe, ok?!
♥ Se você tem alguma dúvida ou sugestão, fale comigo AQUI